Sobre a reunião de sexta
Nesta última sexta-feira (02), o coordenador geral do curso superior do IELUSC, Leandro Otto Hofstätter, convocou uma reunião com apenas um estudante de jornalismo para conversar sobre uma carta supostamente escrita pelo acadêmico. Buscando transparência e explicações sobre a crise do IELUSC, o estudante optou por chamar outros acadêmicos da instituição para a reunião. Logo, os professores Leandro, Silvio Melatti e André Scalco tiveram que conversar (mesmo que contra as suas vontades) com cerca de 30 estudantes de Comunicação.Novamente, explicações baseadas em uma análise financeira foram utilizadas para justificar as demissões e os cortes na faculdade. Números perdidos, experiências particulares e falta de respeito durante as falas dos estudantes marcaram a reunião. Assim como na reunião com os professores, Leandro abriu seu discurso falando sobre os cortes são irreversíveis e demonstrou que a diretoria não será maleável. Sem nada de concreto, os representantes da direção asseguraram novas conversas com os estudantes, visando amenizar a falta de comunicação (problema reconhecido pela própria coordenação). Eles afirmaram que também não abrirão as contas da faculdade e que isso é uma “utopia” dos acadêmicos.
André Scalco (novo coordenadore de Publicidade e Propaganda) afirmou que o “bom professor” continuará preparando boas aulas, mesmo sem uma carga horária destinada para este momento. Diferente dos últimos coordenadores, Scalco foi indicado para o cargo pela Direção, não pelos professores. Quando perguntado se conseguirá conciliar suas funções no departamento de Marketing e na Coordenação, Scalco respondeu: “somente eu e a direção poderemos avaliar isso”.
Foi possível notar que a direção não possui um diálogo digno com seu próprio corpo docente, muito menos com os acadêmicos. Inúmeros professores estão insatisfeitos com as novas diretrizes do curso e, mesmo assim, a direção afirma que “neste momento temos a colaboração da maioria dos professores”. Obviamente um elo hierárquico pesa nesta suposta “boa vontade” dos professores. Se ela realmente existe, é partilhada principalmente pelos professores que agora estão bem acomodados no curso (poucos por sinal) ou que chegaram ao IELUSC a pouco tempo.
Sobre as publicações nas redes sociais da Internet, foi unânime a conclusão que a falta de transparência do IELUSC proporcionou inúmeros boatos. Também foi destacado que os primeiros boatos surgiram de alguns estudantes que, inclusive, trabalham para a instituição. Mas, também foi relatado que muitas hipóteses apresentadas na internet podem se tornar reais de acordo com o andamento da administração da faculdade nos próximos seis meses. De acordo com Leandro, uma delas é a possibilidade real do curso de comunicação fechar as portas caso os cortes não sejam suficientes para equilibrar a balança. A única boa vontade demonstrada pela coordenação foi relacionada a possibilidade de incluir em suas despesas semestrais eventos como os Jogos Universitários de Comunicação Social(JUCS).
Ao todo, a reunião se transformou em uma palestra de cunho justificativo sobre dados inexistente. Mesmo interrompendo as falas dos estudantes e debochando de suas conclusões, a coordenação teve que ouvir uma parte dos anseios dos acadêmicos. Os estudantes, por sua vez, reafirmaram sua preocupação com a qualidade de ensino. Através de diversos relatos, os acadêmicos demonstram sua insatisfação com o método de ensino e com a falta de incentivos para projetos, viagens e eventos. Os estudantes voltaram a afirmar que só reconhecerão a atual situação financeira do IELUSC com a apresentação das planilhas de gastos que comprovem a mesma. O IELUSC tem a liberdade de apresentar, ou não, estes dados financeiros e os estudantes também possuem a liberdade de fazer pressão, exigindo o mesmo. O próximo encontro com a Diretoria será no dia 2 de agosto, no anfiteatro. Exigimos que as explicações sejam dadas para todos os estudantes.
Estudantes interessados em articular os próximos passos do DACS podem comparecer na reunião do dia 6 de julho, às 19 horas, no IELUSC.
0 comentários:
Postar um comentário