twitter twitter twitter twitter twitter

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Escolha um dos 5 temas da Semana Acadêmica e vote!


Escolha do tema da Semana Acadêmica

Galera, está aberta a votação para escolher o tema da Semana Acadêmica de 2011. Foram sugeridos temas pelo blog e por e-mail. Alguns dos sugeridos não entraram na votação. Isso ocorreu porque os membros do DACS fizeram uma avaliação dos temas na reunião aberta no dia 16 de maio. Alguns já foram amplamente abordados, outros encaixaram-se junto com outros temas, e outros eram inviáveis. Chegamos a cinco temas para que os acadêmicos possam escolher. Pedimos que todos colaborem, para que o DACS possa fazer a melhor Semana Acadêmica que já passou por aqui. Todos os anos, temos nos superado, com Semanas interessantes e com bastante participação. Esperamos fazer um evento grandioso em 2011 e contamos com todos.

- Jornalismo criativo e Publicidade apurada
Palestras, debates e oficinas que abordem novas formas de fazer jornalismo, projetos que se destaquem pela criatividade. Dá mesma forma, realizar palestras, debates e oficinas sobre o planejamento na publicidade, pois é a parte da publicidade que envolve o que podemos chamar de"apuração".

- A Comunicação Social na Era Digital
Falar sobre a comunicação pensada e produzida para os formatos digitais.

- Comunicação alternativa e independentePalestras, debates e oficinas sobre formas alternativas e independetes de fazer comunicação, não atreladas ao "mainstream". Coisas que envolvem pouco dinheiro, muita criatividade e com temáticas e abordagens diferentes das que são vistas na mídia tradicional.

- Comunicação pelo mundo
Buscar compreender, com palestras e eventos, como é feita a comunicação social mundo afora, Buscar palestrantes que fizeram viagens ou que trabalhem fora (vídeo-conferência) para falar sobre a relação da comunicação com o mundo.

- Comunicação em diversas áreas
Com palestras, debates e oficinas, abordar as questões técnicas, essenciais, éticas, práticas, assim como avanços na comunicação (jornal e pp) nos campos da política, economia, cultura, esporte e outras editorias.
Possíveis abordagens:
Falar de Publicidade na política, na economia, eventos culturais e esportivos. Estratégias de marketing nestas áreas, planejamento, mídias.
Falar de Jornalismo político, econômico, social, editoria de cultura x divulgar eventos e jornalismo esportivo x cobertura e entretenimento.

PARA PARTICIPAR BASTA VOTAR NA ENQUETE LOCALIZADA AO LADO DIREITO DO BLOG.

6 comentários:

Charles Fança disse...

Votei em "Comunicação Social na Era Digital". Sugestão: os focos principais para cada curso poderiam ser:

:: Jornalismo: impacto das redes sociais, mídias colaborativas, dispositivos móveis e, sobretudo, WikiLeaks no jornalismo mundial;

:: Publicidade & Propaganda: posicionamento estratégico das marcas na era das mídias sociais digitais.

25 de maio de 2011 às 17:13
marcus disse...

Bah.. que pena que nao entrou algo a ver com movimentos sociais... ta faltando este tipo de debate...

25 de maio de 2011 às 17:50
Bárbara Elice disse...

Não por nada Marcus, mas acredito que o debate sobre movimentos sociais aconteça todo sábado na aula da Valdete, fora as discussões levantadas pelo DCE.
Penso (eu), que devemos aproveitar que este debate já exista e abrir o espaço da SA para tratar de outros assuntos tão pertinentes...


Eu voto em comunicação pelo mundo.

26 de maio de 2011 às 10:53
Felipe Silveira disse...

A discussão sempre é válida. Mas pensamos num conjunto de fatores. Além de ser debatido sempre na faculdade, inclusive com um disciplina, tivemos uma semana acadêmica voltada a temas de esquerda há dois anos. Sem contar que queremos trabalhar com temas interessantes a todos, e, pela experiência que temos, o dos movimentos sociais não se encaixa nesse perfil. Alguns grupos de alunos fariam cara feia só de ouvir o nome.

26 de maio de 2011 às 19:44
Maria Elisa Máximo disse...

Professor também pode comentar? Por via das dúvidas, vou dar meu pitaco!

Gosto do tema da Comunicação na Era Digital e concordo com o Charles sobre os possíveis enfoques. Mas penso que um tema mais fechado pode dificultar a organização do evento, pois pede que todos os convidados toquem nesta questão. Por isso eu acho que a solução mais criativa é a primeira, que inclui a temática digital, pois trata das "novas" formas, da comunicação no contemporâneo.

:-) Elisa

27 de maio de 2011 às 04:43
marcus disse...

Eu diria ainda mais, que não só "alguns" alunos fariam cara feia com algo de movimento social no tema, acho que muitos, talvez até maioria hahaha

30 de maio de 2011 às 10:34

Postar um comentário